Mesmo deixando a casa no escuro, tomando menos banhos quentes, juntando mais roupas tanto para lavar quanto para passar ainda não foi possível saber como economizar energia elétrica. A busca por aprender como economizar dinheiro gasto na conta de energia elétrica tem sido constante, apesar dos jornais anunciarem com certa frequência diversos aumentos nas tarifas de energia e também por conta das bandeiras tarifárias que cobram do consumidor o custo pela geração de energia que é mais alto, devido à crise hídrica foi preciso acionar as usinas térmicas.

Como a tarifa de água e de energia elétrica estão subindo, o melhor é aprender formas para economizar.

Como economizar água

Quem costuma tomar banhos demorados deve urgentemente abandonar esse hábito, pois ele interfere tanto na conta de água quanto de energia elétrica.

Parece simples, mas muita gente ignora uma torneira pingando. Se ela não for consertada, o desperdício pode chegar a dois mil litros por mês. Não pense que apertando mais a torneira o problema será resolvido, pois não será. O resultado será um aumento do desgaste da arruela e um vazamento ainda maior. Aqueles que tem aquecedor sol, não devem abrir o chuveiro ou a torneira e deixar a água vazar até esquentar. Pegue uma jarra ou um balde e guarde essa água, ela pode ser usada para lavar o quintal ou aguar as plantas.

Em descargas que dão a opção de meia, devem ser usadas, pois isso gera uma economia de 8 litros.

Como economizar energia elétrica

Quem quer saber como economizar energia elétrica deve, primeiramente, mudar a chave do chuveiro para a posição verão, porque isso gera uma redução de 30% no gasto. Se a resistência estiver queimada, troque! Remendos são perigosos e aumentam o consumo. Outra maneira de economizar energia elétrica é fazendo o degelo no momento certo. Com gelo acumulado, o motor precisa fazer mais força para funcionar e isso traz mais gastos. Mesmo em época de intensas chuvas, nunca coloque roupas pra secar na grade traseira, porque o tecido faz com que o motor faça mais força para funcionar. Nada de ficar na frente da geladeira com a porta aberta e pensando no que vai pegar, pois o ar frio escape e o motor é exigido para resfriar o interior dela de novo.

Aqueles que estão construindo uma casa nova e já querem saber como economizar energia elétrica devem pintar todas as paredes com cores claras e fazer uma casa com muitas janelas e portas para que a luz natural seja aproveitada.

Energias renováveis

Uma fonte de energia renovável nada mais é do que aquela que não é possível apontar um fim temporal para o seu uso. Como exemplo de energias renováveis aparecem o sol, o vento e as marés. A vantagem de sua aplicação está diretamente relacionada a sua capacidade de respeitar o meio ambiente e também de se regenerar.

Optar pela energia renovável é o mais indicado, porque elas não produzem os gases que provocam o efeito estufa, melhoram a qualidade de vida devido à redução na emissão de CO2, entre outros.